A Igreja Doméstica Nossa Fé Faça seu Seguro Conosco Nossos Trabalhos Liberdade - Vida - Família Notícias Loja

KOFC.ORG

PÁGINAS ASSOCIADAS:

 

 

PEREGRINAÇÃO VIRTUAL

Dia 6 - O Jovem "Chip"

Uma das responsabilidades dos padres da igreja Santa Maria foi o cuidado pastoral dos presos na cadeia da cidade.

Em um caso notável, um jovem irlandês chamado James Smith, conhecido como “Chip” que tinha apenas 21 anos de idade, desempregado e estava bebendo, disparando sua arma e causando uma perturbação geral da paz em uma tarde em dezembro de 1880. Seu comportamento forçou seu pai sair para a rua e ir até a casa de Daniel J. Hayes, o chefe de polícia do bairro de Ansonia, ao lado da cidade de New Haven, no estado de Connecticut. O pai de James pediu ao sr. Hayes que prendesse seu filho antes que algo de mal acontecesse. O chefe de polícia saiu então em busca de “Chip”, ao encontrá-lo em uma rua do centro da cidade, ele tentou prendê-lo. Durante a luta, o jovem “Chip” que estava embriagado atirou no abdômen do chefe de polícia. O sr. Hayes (chefe de polícia) faleceu por causa de seus ferimentos alguns dias depois e James Smith, o "Chip" foi julgado e condenado pelo assassinato de Hayes.

É interessante que de acordo com a lei americana, para que alguém seja condenado à morte, todos os jurados têm que concordar com a sentença. Se apenas um dos jurados não concordar, o prisioneiro não é condenado à morte. Mas nessa época, os imigrantes irlandeses católicos eram visto com tanto desprezo, que os jurados que eram contra a sentença da pena de morte, foram forçados a mudar seu voto, para que o jovem “Chip” fosse condenado a morrer na forca. James Smith, o “Chip” foi julgado por assassinato em primeiro grau, em 1881, condenado e sentenciado a ser enforcado. Esta decisão da Suprema Corte do Estado de Connecticut é até hoje discutida, para que não aconteça mais a pressão nos jurados para que eles mudem seus votos.

O Padre Michael McGivney visitou-o diariamente na cadeia e ficou ao seu lado até o momento de sua morte. No dia do enforcamento, o Padre Michael celebrou uma missa especial e a dor do sacerdote era intensa, mas o jovem “Chip” confortou o padre Michael dizendo: "Padre, suas palavras santas permitiram-me a enfrentar a morte sem medo. Não tenha medo por mim, não deve ficar triste agora."

Padre Michael dedicou-se então a trabalhar os jovens da paróquia de Santa Maria, dando prioridade às aulas de catecismo e organizando um grupo de homens para lutar contra o alcoolismo. Em 1881, ele começou a conversar com vários leigos, sobre a idéia de criar uma sociedade católica de benefício fraternal. Isso aconteceu em uma época em que sociedades fraternais estavam no auge e muitos jovens estavam abandonando a igreja em busca de grupos fraternais, onde os membros ajudam uns aos outros. A Maçonaria e outras organizações parecidas estavam atraindo vários homens, que acabavam abandonando a fé católica.

O jovem padre sentiu então, que deveria haver uma forma de fortalecer a fé religiosa e ao mesmo tempo, ajudar nas necessidades financeiras das famílias oprimidas pela doença ou morte do ganha-pão (provedor da família).

Amanhã conheceremos o início da Ordem dos Cavaleiros de Colombo.

Igreja Santa Maria em New Haven - CT

 

 

VOLTAR AO MENU ANTERIOR PRÓXIMO

 

 

 

Gráus

Primeiro Grau

Segundo Grau

Terceiro Grau

Quarto Grau

 

Guarda de Honra

Estrutura da Ordem

Boletim Informativo 2015

Boletim Informativo 2016

Boletim Informativo 2017


Perguntas e Respostas Comuns

12

Para perguntas ou mais informações:

info@cavaleirosdecolombo.com

 

Registre-se Aqui

 

 Site Oficial em Inglês e Espanhol:

www.kofc.org

Missas em Português

(Clique nas Bandeiras)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

41

Perguntas e Respostas Comuns (Clique Aqui)

 

Importante: Este site é apenas informativo e não é oficial