Após quatro anos de estudo, Michael McGivney foi ordenado no dia 22 de dezembro de 1877, na histórica Catedral da Assunção em Baltimore pelo Arcebispo (depois Cardeal) James Gibbons.
Ele celebrou sua primeira missa na Igreja de Imaculada Conceição em Waterbury, estado de Connecticut no dia de Natal do ano de 1877, poucos dias após ser ordenado.
Foi uma grande honra ter celebrado sua primeira missa com sua mãe e seus irmãos presentes. Foi nesta mesma igreja que quando menino, o jovem Padre Michael McGivney participava das celebrações com sua família.
Porém, no mesmo dia, ele viajou para a cidade de New Haven, do mesmo estado, que fica apenas à 25 milhas de distância. A bela igreja de Santa Maria, em New Haven foi a primeira paróquia do Padre Michael.
A igreja Santa Maria original, construida em 1832 havia sido destruída pelo fogo, e então uma nova igreja de pedra havia sido construída na Avenida Hillhouse em 1874, uma das melhores ruas residenciais de New Haven.
No entanto, os católicos não eram bem vindos na cidade, naquele bairro havia uma resistência muito grande à Igreja Católica, que até mesmo o New York Times publicou em 1879, sob a manchete: "Como uma nobre avenida foi manchada por um edifício da igreja romana." Então, o ministério sacerdotal do padre McGivney em New Haven começou com tensão e defesa entre as famílias da classe trabalhadora irlandêsa que ele servia.
Muitos dos católicos que vieram aos Estados Unidos em 1800 eram imigrantes irlandeses. Nesta época os Estados Unidos oferecia uma oportunidade econômica enquanto a Irlanda passava por uma difícil crise financeira. Os católicos eram vistos como uma classe social mais baixa e eram muito discriminados, não eram autorizados a compra de terras e eram obrigados a pagar impostos (ou dízimo) à Igreja protestante.
Amanhã conheceremos o jovem James Smith, conhecido como “Chip”, que marcou a vida de Padre McGivney.
Catedral da Assunção em Baltimore - Maryland |
Igreja Santa Maria em New Haven, estado de Connecticut |