Neste terceiro dia de nossa peregrinação Virtual, visitamos a Universidade francesa de Saint-Hyacinthe (São Jacinto em português) em Quebec, no Canadá, onde o Padre Michael estudou.
Aos 16 anos de idade, em 1868, com o sacerdócio claramente em sua mente, o jovem Michael pediu ao seu pai para deixar a fábrica e seguir o caminho do sacerdócio. Com muita alegria o seu pai permitiu e o encorajou. Michael viajou com seu pároco de Waterbury para Quebec, no Canadá. Lá ele foi registrado na Universidade francesa de Saint-Hyacinthe. A vida de estudos não foi fácil, pois ele havia abandonado os estudos aos 13 anos de idade para trabalhar na fábrica. Mas ele se esforçou muito nos estudos e eventualmente estava pronto para ingressar no seminário.
Depois de 2 anos de estudo, ingressou no seminário de Nossa Senhora dos Anjos, anexo à Universidade de Niagara Falls, no estado de Nova York (1871–1872). O jovem Michael mudou-se próximo à Montreal para atender classes na Faculdade Jesuíta Santa Maria.
Depois de 5 anos de estudos, chegou a triste notícia, seu pai faleceu em junho de 1873 e sua família estava passando por dificuldades, pois dependiam do trabalho do pai para sobreviverem. Foi então que o jovem Michael tomou a difícil decisão de deixar o seminário e voltar para casa. Voltou a trabalhar na fábrica para dar o sustento à mãe e aos irmãos.
Amanhã saberemos como o jovem seminarista conseguiu voltar ao seminário.
Universidade francesa de Saint-Hyacinthe (São Jacinto em português) em Quebec, no Canadá |
Seminario Nossa Senhora dos Anjos - Niagara Falls - NY |
Universidade francesa de Saint-Hyacinthe, Quebec, no Canadá |
O jovem seminarista Michael McGivney |