Hoje é o primeiro dia de nossa peregrinação Virtual, como dissemos, vamos conhecer melhor nosso fundador, o Venerável padre Michael J. McGivney em preparação ao seu 165º aniversário, no dia 12 de agosto de 2017.
Nossa primeira parada nesta peregrinação é na casa da familia McGivney em Waterbury, no estado de Connecticut, onde Michael McGivney nasceu em 12 de agosto de 1852. Seus pais, Patrick e Mary (Lynch) McGivney, eram imigrantes irlandeses que chegaram aos EUA no século XIX durante a grande onda de imigração irlandesa. Seu pai Patrick McGivney tornou-se um moldador enfrentando o calor e gases nocivos de uma fábrica de bronze em Waterbury. Mary McGivney deu à luz 13 filhos, mas seis deles morreram na infância.
Portanto, o primeiro filho, Michael, com quatro irmãs e dois irmãos, aprenderam cedo sobre a dura vida de pobreza e trabalho. Graças a exemplo de seus pais, ele aprendeu sobre os valores de amor, fé e força familiar.
Ele atendeu a escola do distrito de bairros da classe trabalhadora em Waterbury. Era um bom menino, muito admirado por seu diretor de escola por "sua conduta excelente e proficiência em seus estudos."
Então, após a Guerra Civil, quando a indústria de metais de Connecticut estava crescendo, ele teve que deixar a escola aos 13 anos para ir trabalhar. Seu trabalho no departamento de fabricação de colheres ajudava trazer mais alguns dólares para a sobrevivência da família.
Amanhã, conheceremos mais sobre seu trabalho na fábrica de colheres.
Casa da Família McGivney em Waterbury-CT |
O Jovem Michael McGivney |
Michael J. McGivney (12 de agosto de 1852 - 14 de agosto de 1890)
VIVAT JESUS!